OFERTA FORMATIVA DA EPRIN


Garantimos uma formação profissional e académica de elevado nível, que aliando a componente teórica à prática promova aos alunos um ensino de excelência e formação cívica, que os prepare para um mundo em constante mudança.
Prepara o teu futuro, escolhe o teu caminho...



Nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações

Frequência Gratuita


Percurso do ensino secundário com a duração de 3 anos letivos e com uma forte ligação ao mundo profissional. Os Cursos de Ensino Profissional permitem o prosseguimento de estudos num Curso de Especialização Tecnológica, num Curso Técnico Superior Profissional ou no Ensino Superior e ao mesmo tempo desenvolvem competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão indo de encontro às necessidades de trabalho locais, nacionais e internacionais.

Um Curso de Ensino Profissional, uma das variantes do Ensino Secundário estabelecida em Portugal em 1989, proporciona aos seus detentores uma qualificação profissional de nível 4, de acordo com escala de 1 a 8 produzida pela Portaria 782/2009, de 23 de Julho. Para além disso, proporciona igualmente o acesso ao Ensino Superior. A referida portaria transpõe para a legislação Portuguesa a estrutura dos níveis de formação profissional definidos pela Decisão n.º 85/368/CEE, do Conselho, de 16 de Julho, publicada no Jornal Oficial das Comunidades Europeias, n.º L-199, de 31 de Julho de 1985.

Condições de acesso:

Estes cursos conferem:

Os Cursos Profissionais têm uma estrutura curricular organizada por módulos o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos diferenciados de aprendizagem. O Plano de Estudos inclui três componentes de formação: sociocultural, científica e técnica. A componente técnica inclui obrigatoriamente uma Formação em Contexto de Trabalho/Estágio que visa a aquisição e o desenvolvimento de competências relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional. Estes cursos culminam com a apresentação de uma Prova de Aptidão Profissional (PAP).



Nível 2 do Quadro Nacional de Qualificações

Frequência Gratuita


Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são percursos formativos organizados numa sequência de etapas de formação (desde o Tipo 1 ao Tipo 7), consoante as habilitações de acesso e a duração das formações. Destinam-se a jovens com idade igual ou superior a 15 anos, habilitações escolares inferiores ao 2.º e 3.º ciclos ou ensino secundário ou, ainda, com o 12.º ano concluído que procurem uma certificação profissional.

Os jovens que concluam um dos cursos CEF com idade inferior à legalmente permitida para ingresso no mercado de trabalho devem obrigatoriamente prosseguir estudos em qualquer das ofertas disponibilizadas no âmbito dos sistemas nacionais de educação ou de formação.

Condições de acesso:

Estes cursos conferem:

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma oportunidade para poder concluir a escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos seus interesses, ou para poder prosseguir estudos ou formação que lhe permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho.


As Formações Modulares Certificadas visam o desenvolvimento de um suporte privilegiado para a flexibilização e diversificação da oferta de formação contínua, integrada no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), com vista ao complemento e à construção progressiva de uma qualificação profissional.
Organizada em unidades de formação de curta duração (25 ou 50 horas), de acordo com os respetivos referenciais do Catálogo Nacional de Qualificações, esta tipologia formativa propõe-se colmatar as lacunas de conhecimentos e competências dos formandos, no decurso da respetiva atividade profissional. Pretende, de igual modo, reajustar as competências da população desempregada com habilitações escolares de nível superior, às necessidades do mercado de trabalho, facilitando, assim a sua reinserção profissional.

Objetivos:

A conclusão destas unidades de formação possibilita:

Destinatários:

São destinatários os ativos com idade superior a 18 anos, empregados ou desempregados que pretendam desenvolver competências em alguns domínios de âmbito geral ou específico.
Podem participar pessoas detentoras de habilitações escolares de nível superior, desde que se encontrem na situação de desempregados.



TODOS OS NOSSOS CURSOS

A Eprin dispõe de uma oferta formativa muita variada.